No contexto actual, a cobertura da imprensa é uma componente vital para o sucesso dos negócios e das empresas, independentemente do tamanho. Conseguir que os meios de comunicação falem sobre a sua empresa pode aumentar a visibilidade da sua marca, construir credibilidade e atrair clientes. Mas como uma empresa, seja ela grande ou pequena, pode maximizar essa cobertura?
Antes de mais nada, é essencial que o gestor conheça a história da sua própria empresa. O que a torna única? Quais são seus valores e missão? Ter uma narrativa clara e envolvente é o primeiro passo para atrair o interesse da imprensa.
Entretanto, tudo começa, efectivamente, com o estabelecimento de um relacionamento com os jornalistas. Investir tempo para conhecer os profissionais da área, entender o tipo de conteúdo que eles produzem é fundamental. É importante ter em mente que a imprensa está sempre em busca de conteúdo relevante e de valor, por isso, muni-los de informações sobre a sua empresa ou serviço é uma acção válida. Aqui estamos a falar do famoso Press Release. Só não esqueça que este documento deve fornecer informações úteis e interessantes para o público.
As redes sociais são ferramentas poderosas para chamar a atenção da imprensa. Use-as para compartilhar histórias, anunciar novidades e interagir com o público e jornalistas.
Depois de já ter conseguido chamar a atenção da imprensa e algum jornalista mostrar interesse pelo seu assunto, esteja preparado para as entrevistas. Treine como falar sobre sua empresa de forma concisa e interessante, e esteja pronto para responder a perguntas difíceis. Um media training é de grande valor nessa altura.
Como podemos ver, maximizar a cobertura da imprensa requer conhecer sua história, construir relacionamentos, criar conteúdo de valor, ser oportuno, utilizar as redes sociais, estar preparado para entrevistas. Obviamente isso demanda tempo e algum conhecimento especializado.
É exactamente isso que a Agência Bern oferece aos seus parceiros: Um conjunto de acções e ferramentas que, combinadas com todas as acções já citadas acima, garantem visibilidade na imprensa e boa reputação para as empresas. Contamos com especialistas em press release, planos de comunicação e treinamento de media. Também contamos com uma vasta rede de contacto de jornalistas das diversas editorias.
Considere solicitar uma proposta caso a sua empresa pretenda alcançar visibilidade na imprensa.