Na Assessoria de Imprensa, Network é das coisas que mais importa. Construir relacionamentos sólidos com jornalistas e influenciadores digitais é uma estratégia valiosa para qualquer negócio. Isto vale para pequenas e grandes empresas.
Imagine que uma marca de cosméticos, que aposta em produtos naturais, quer lançar uma nova linha de produtos. Ao estabelecer conexões com jornalistas especializados em saúde e bem-estar, bem como alguns influenciadores digitais, a marca pode garantir que a sua história e produtos sejam divulgados nos canais certos.
Ter proximidade com essas duas classes de profissionais ajuda muito na propagação da mensagem dos empreendedores. Por isso, deixo aqui algumas dicas.
Antes precisamos deixar claro que o relacionamento entre humanos é 100% imprevisível. Entretanto, há coisas que podemos fazer para manter boa relação com os jornalistas e influenciadores digitais.
Assim como no exemplo acima, comece por identificar os jornalistas que cobrem o setor ou nicho de mercado em que você atua. O passo a seguir é manter contato regular com esses mesmos jornalistas e sempre estar disponível para responder a perguntas e fornecer informações adicionais sobre o seu sector, produto ou serviço. Esteja sempre disponível para entrevistas formais ou informais.
Outra acção muito importante é convidar os jornalistas com os quais você tem mantido contacto para participar em eventos com ou sem compromisso destes produzirem notícias.
A nível da nossa agência, por exemplo, temos total noção que o networking é uma parte essencial do trabalho de um assessor de imprensa. Por isso, estamos constantemente a cultivar relacionamentos com jornalistas e influenciadores para garantir que as empresas que são nossas parceiras estejam sempre presentes na mídia.